sábado, 31 de maio de 2014

A Minha Historia

Ao lado do ator Tiago Machado na peça A Sinhá e O Poeta, apresentada na UNISUAM em 24 de outubro de 2012.
Hoje encontrei dois alunos. Falamos um pouco sobre teatro, livros e também sobre Historia. São nessas horas que percebo que fiz a escolha certa.  Resolvi, neste post, falar um pouco de mim e sobre o fato de ter escolhido fazer Historia. A História inclui todas as letras, números, todas as crenças e lendas. Ela é feita de gente para gente. Por incrível que pareça, isso é o que me move: trabalhar com gente. 
Quando tenho uma sala de aula, tenho um mundo a ser descoberto. Levo para lá, então, as perguntas que faço aos meus personagens de teatro: Quem eu sou? Sou na questão, um professor, e mais do que isso, sempre disposto a aprender com todos que estão ao meu redor. Trato meus alunos como gente, de igual para igual.
Um professor tem que amar o seu ofício. Eu amo profundamente o meu. Tento inovar e renovar, não somente os meus métodos de ensino, mas principalmente, mudar o meu modo de pensar. 
Se não tenho material de trabalho, crio, reciclo ou invento. Para isso escrevo peças como A Sinhá e O Poeta, e poemas como Atlântico, que aborda o tráfico negreiro. Se tenho uma turma com vinte ou trinta alunos e cada um tem sua maneira única de ver a vida e cada um tem a sua realidade, por que a História deveria ser limitada à sala de aula? 


Nenhum comentário:

Postar um comentário