quarta-feira, 6 de abril de 2016

História em Versos

Não posso dizer que não gostava de poesia, até porque eu não lia poesia. Comecei a escrever poesia na faculdade de História, em especial nas aulas de Práticas Pedagógicas, onde cada aluno precisava, através das artes, falar de inclusão social. Assim nasceu o poema Identidade. Depois de começar a escrever é que comecei a ler poesia com certa frequência.

Em 2012, em parceria com o historiador Charles Lucas Caetano, iniciei as pesquisas para o trabalho de conclusão de curso da pós – graduação em História e Cultura da América Latina. O tema escolhido foi: “Guerra do Paraguai: Visões Históricas, Artísticas e Literárias”. A minha grande surpresa foi encontrar um poema de Machado de Assis narrando partes da guerra. 

A poesia estava mais ligada à História do que eu poderia supor. Resolvi usar a poesia para ensinar os meus alunos e deu muito certo. Muitos deles pegaram gosto pelos livros, pelas poesias, aliás, muito deles passaram e escrever poesias. Alguns já escreviam, só precisavam de uma empurrãozinho.


Cada conquista de algum aluno meu é uma conquista minha. Cada livro que publico, dedico a eles. Hoje, tendo participado de livros como “Professores não só ensinam, eles também escrevem” da Big Time Editora, “A Matriz da Palavra – O Negro em Prosa e Verso” e “Rio de Palavras – 450 anos de História” da Litteris Editora, posso afirmar que a História não se limita, nós é que a limitamos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário