segunda-feira, 29 de setembro de 2014

O Tempo não para.... Cazuza também não!

Agenor de Miranda Araújo Neto, conhecido popularmente como Cazuza morreu em sete de julho de 1990, vítima do HIV,mas sua obra e o seu nome estão mais vivos do que nunca, seja através de sua mãe, Lucinha Araújo, engajada em projetos sociais, seja através do cinema, do teatro ou shows de hologramas. No cinema, o poeta foi vivido por Daniel de Oliveira e no teatro por Emílio Dantas. Duas visões de Cazuza diferentes, mas que se completam.

Daniel de Oliveira se preparou um ano e meio para viver um dos personagens mais importantes de sua carreira. O ator disse à Revista Época que chegou a alugar um apartamento em Leblon e colocou um poster dele no seu quarto para se acostumar com a imagem. Mas teve um momento em que Walter Lima Júnior disse para o Daniel esquecer o Cazuza, jogar tudo fora e fazer ele mesmo. A convivência com Lucinha Araújo e com os amigos de Cazuza da época foi fundamental, tanto para Daniel de Oliveira quanto para Emílio Dantas, que interpretou Cazuza no teatro. O estilo despojado de Cazuza influenciou todo o trabalho por trás das câmeras. Trabalharam apenas com câmeras leves. Para alguns fãs, o filme não foi tão fiel, faltaram algumas coisas. Claro que faltaria. São dez anos contados em noventa minutos. Mas isso é Cazuza: sempre apressado. Ele preferia viver dez anos a mil do que mil anos devagar.

Já Emílio Dantas não é fisicamente muito parecido com Cazuza, mas o timbre é semelhante. Ele optou por não assistir ao filme estrelado por Daniel para não pegar as nuances do ator. Aliás, antes de ser ator, Emílio Dantas já cantava profissionalmente.  Os dois Emílio também teve muito contato com Lucinha Araújo durante o processo de preparação.

Além de Fejat, Ney Matogrosso e Luiz Melodia, quem tem cantado o repertório de Cazuza é Maria Gadu dentro do projeto Banco do Brasil Covers. As homenagens não param por aí. Há treze anos atrás, foi construída no Leblon a Praça Cazuza. O tempo não para... Cazuza também não!




Fontes:
http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EDR64712-5856,00.html
http://guia.folha.uol.com.br/teatro/2014/07/1487321-pro-dia-nascer-feliz-o-musical-ator-fala-da-preparacao-para-viver-cazuza.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário