sexta-feira, 26 de setembro de 2014

A Espera






O projeto Furo de Pauta do SESC de São João de Meriti apresentou no dia 25 de setembro de 2014 a peça “A Espera” da Cia Teatropelo. Sou suspeito para falar de peça teatral de cunho político e histórico, mas a nova montagem da Cia Teatropelo superou as expectativas ao quebrar a tensão dos anos de chumbo com a dose certa de humor.
            A primeira coisa que me chamou atenção foi o cenário: bonecos decapitados ao fundo e os objetos cênicos como a cafeteira e os ovos. O cantor Tuco, interpretado por Tiago Machado, permanece trancado em seu quarto. Quantos não permaneceram trancados dentro de suas casas ou dentro de si mesmos, enquanto do lado de fora, pessoas morrem ou simplesmente desaparecem? Esperamos tantas coisas de nós e dos outros, e o preço, muitas vezes é caro: a liberdade.
            Tuco espera retomar sua carreira, interrompida pelo regime militar. Espera os músicos enviados pelo seu amigo Mingo. Eis que entra Sebastian (Cláudio Galvão) e o espetáculo começa a fluir. As interpretações são verossímeis. Os atores trabalharam no processo desta peça durante um ano e meio, sob a supervisão do diretor Abílio Ramos. A química entre elenco e direção é visível.
            Um dos pontos mais altos da peça foi a declamação do texto de Raul Seixas, fechando com chave de ouro. Falando em Raul, a trilha sonora escolhida é um espetáculo à parte. As próximas apresentações de "A Espera" serão no Teatro Armando Gonzaga em Marechal Hermes nos dias 03 e 04 de outubro às 20:00 e no dia 05 de outubro às 19:00. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário