terça-feira, 12 de maio de 2015

Favela - O Musical - um espetáculo que não vou esquecer


         Adeus é uma palavra que dói, mas precisa ser dita para que novas possibilidades venham a surgir. Assim, no seu auge, Favela – O Musical, espetáculo  que tive a oportunidade de assistir seis vezes, se despede em sua última temporada. Isso significa que Favela vai acabar? Claro que não! Afinal, ficará guardada em muitos corações, sobretudo no meu. 

O texto, a direção, o elenco, cenário, figurino... É tudo impecável, mas Favela é mais que isso. Um espetáculo de elenco numeroso que consegue manter um bom público dentro de seis temporadas sem ter um patrocínio, merece todos os aplausos possíveis. 

         Assim que comecei a lecionar, passei para uma determinada turma um trabalho de Sociologia: assistir Favela e fazer um debate em sala de aula sobre os contrastes sociais. Favela foi o primeiro espetáculo que alguns desses alunos puderam assistir e enriqueceu significativamente as minhas aulas.

         Favela foi, é e continuará sendo um sucesso porque representa não só a realidade das comunidades do Rio de Janeiro, mas representa o Brasil por inteiro, repleto de contrastes de cores e crenças, que se complementam. Favela é o lugar onde todo mundo cabe. Ficam nas lembranças, os momentos engraçados, os momentos tristes, verossímeis, e uma grande mensagem para os jovens. Fica a poesia, fica a música.  A vida é feita de escolhas. Eu escolhi ser Favela.  Como professor, espectador e artista, fica aqui o meu MUITO OBRIGADO!

Nenhum comentário:

Postar um comentário