quarta-feira, 24 de maio de 2017

André Luís Soares, o vencedor do Concurso Literário CATP (Categoria Poesia)

Hoje vocês vão conhecer um pouco mais o escritor André Luis Soares, o vencedor do Concurso Literário CATP na categoria “Poesia” com o poema “À Gaia”.

À GAIA
Chão! Faça alguma coisa
em prol desses teus filhos:
traga uma dose de dor e de martírio
a quem quer que explore
essa pobre gente;
e aos que te semeiam as sementes,
veja se lhes reserva dias melhores.

Chão! Apesar dos frutos e das flores,
eu custo a acreditar
que aqui ficaste inerte,...
ouvindo calado, tanta lamúria.
Por que não te convertes
no lobo dos injustos...
...sugando, aos milhares,
os faustos malfeitores?

Chão! Talvez não seja tarde;...
mas de que vale tua piedade
se dada a quem não merece?
Acorda e ouve atento,
todas as tantas preces
das nações carpideiras,
que não suportam mais a exploração.

Então, abre veio em ti,... Chão...
cospe de teus vulcões, agora...
tua raiva em lava, lança fora
e em catarse, erga essa bandeira
em prol dos infelizes.
Rasga tua carne em sismos,
inunda os latifúndios,
engole os edifícios,
devora os palácios,
inova esses espaços,
redesenhando o caos!...

Lança o planeta inteiro no escuro,
contanto que desapareçam os maus,
mesmo que sobrem apenas
cinco ou dez... pessoas puras,
terá valido cada rachadura e ruga
de tua pele... Chão.

Depois, volta a dormir,
por incontáveis eras;...
assenta o pó e a poeira,...
...e por que não?
Os poucos que ficarem,
por certo, saberão
fazer um mundo novo e melhor,
após tua justiça
feita de cataclismos...
Chão!


Sua obra soma mais de dois mil textos registrados na Fundação Biblioteca Nacional/EAD (RJ), em vasto conjunto que vai do romântico e erótico ao social e político, passando pelo filosófico e pela poesia infanto-juvenil; o que contribuiu para fazer do ‘Gritos Verticais um dos blogs mais conhecidos e bem comentados da web nacional. Como se não bastasse, é membro efetivo da Academia de Artes, Cultura e Letras de Marataízes (AACLM-ES); membro correspondente da Academia de Letras e Artes da Serra (ALEAS-ES); da Academia Mateense de Letras (AMALETRAS-ES); da Academia de Artes de Cabo Frio (AACF-RJ); da Academia Cabista de Letras, Artes e Ciências de Arraial do Cabo (ACLAC-RJ); da Academia de Letras e Artes de Fortaleza (ALAF-CE) e, também, da Academia de Artes de Cruz Alta (ALPAS-RS).
Assíduo em certames literários, as premiações conquistadas garantiram sua participação em mais de cinquenta antologias, ao lado de grandes nomes da literatura brasileira contemporânea, levando o autor a se tornar colaborador do blog ‘Concursos Literários’, vencedor do ‘Prêmio TopBlog 2012’, categoria: ‘Literatura – Blog Profissional’.
           André Luís Soares nasceu em Brasília, mas passou a infância no Rio de Janeiro. Retornou para a cidade natal e estudou Economia na Universidade Católica de Brasília. Atualmente mora no Espírito Santo, onde sua produção literária ganhou intensidade. Ao longo de sua trajetória ganhou tantos prêmios literários que fica difícil citar todos. Um dos primeiros foi ‘Navegante da Estrela’, promovido pela entidade cultural paulista em 2007.
Em 2011 publicou pelo Clube de Autores o livro ‘Gritos Verticais’, que lhe valeu o ‘Prêmio Cláudio de Sousa’, na categoria ‘Melhores Livros de Poesia 2012’. Ainda em 2012 venceu vários prêmios literários, entre eles, Concurso Nacional Alípio Mendes, do Ateneu Angrense de Letras (RJ); o II Desafio Escrita Criativa, promovido pelo blog ‘Concursos Literários’; o Concurso Literário Nacional do Instituto Hahnemanniano do Brasil (RJ); o XVIII Concurso Literário Internacional Gaya Rasia Alpas 21 (RS), categoria ‘crônica’; e, o Concurso Literário Nacional da Academia Caxiense de Letras (RS) nas categorias ‘crõnica’ e ‘miniconto’. Além disso, conseguiu o segundo lugar no III Prêmio Literário Legislativo de Caçapava do Sul (RS).
Nos fins de 2013 publicou o livro ‘Os Irmãos Malês’ , contemplado com ‘Prêmio Nacional Novelas Históricas da Bahia’, promovido pela Fundação Pedro Calmon. Antes disso, porém. venceu o concurso nacional ‘Poesia – Lâmpada Para o Coração’, da Editora Litteris (RJ); venceu o IV Concurso Nacional ‘Mãos Que Falam’, promovido pela entidade ‘Alma Brasileira’, de Salvador (BA), venceu o I Concurso Literário de Nova Friburgo (RJ), o IV Concurso Nacional ‘Pérolas da Literatura’, promovido pela Secretaria de Cultura do Guarujá (SP) e conquistou segundo lugar no XXII Concurso Nacional Augusto dos Anjos, promovido pela Academia de Letras de Leopoldina (MG), no XI Prêmio Nacional Paulo Setúbal, promovido pela prefeitura de Tatuí (SP) e no XXII Concurso Internacional ‘Sebastião Benfica Milagre’, da Academia Divinopolitana de Letras (MG). Nas categorias ‘conto’ e ‘crônica’, venceu o XX Concurso Literário Internacional, promovido pela Academia de Ciências e Letras de Conselheiro Lafaiete (MG), mesmo certame em que conquistou segundo lugar em ‘poesia’.
            Em 2014, venceu o XI Prêmio Literário Valdeck Almeida de Jesus; venceu o concurso ‘Mil Poesias de Natal’, promovido pela Academia Mateense de Letras, de São Mateus (ES); venceu o I Concurso Nacional ‘Pé de Poesia’, promovido pela prefeitura de Nova Odessa (SP); venceu o IV Concurso Nacional de Poesias Prof. Aparecido Roberto Tonellotti, promovido pela prefeitura de Franco da Rocha (SP); venceu o IX Concurso Literário Professor Mário Clímaco, promovido pela prefeitura de Ponte Nova (MG) e conquistou segundo lugar na FLIZO – Festa Literária da Zona Oeste, promovida pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Por fim, venceu o III Abraço Literário Nacional, promovido pela prefeitura de Gramado (RS).
No ano seguinte, recebeu a Comenda e o Mérito Rubem Braga, da Academia de Arte, Cultura e Letras de Marataízes (ES), pelos relevantes serviços prestados à cultura do Estado do Espírito Santo. Venceu, ainda,  o VI Concurso Literário Prof.ª Edith Braga, promovido pela Associação de Jornalistas do Brasil (Fortaleza-CE); Conquistou segundo lugar no Concurso Literário Nacional da Academia Divinopolitana de Letras (Divinópolis-MG), mesmo evento em que venceu na categoria ‘trovas’. Conquistou segundo lugar no Concurso Literário Rio de Palavras, da Litters Editora (RJ). Venceu o V Concurso Literário Nacional, promovido pela Academia de Letras do Taquari (Lajeado-RS). Venceu o VII Prêmio Iepê de Poesia (Iepê-SP). Encerrando o ano, seu mais novo romance foi um dos vencedores do Prêmio Oliveira Silveira, promovido pela Fundação Cultural Palmares e pelo Ministério da Cultura (Brasília-DF).
           Em 2016 conquistou segundo lugar no IV Prêmio Vinícius de Moraes de Poesia, promovido pela prefeitura de Presidente Vesneslau (SP). Em agosto, iniciou-se o lançamento, em nível nacional, de seu mais novo romance, um dos vencedores do concurso nacional promovido pela Fundação Cultural Palmares e pelo Ministério da Cultura (MinC), em eventos subsequentes, nas principais capitais brasileiras. Venceu, na categoria ‘poesia’, o XVI Concurso Literário Nacional JI/AEPTI, promovido pela prefeitura de Itatiba (SP). Venceu o XI Concurso Sueli Bittencourt de Poesias, promovido pela entidade catarinense ‘Poetas Livres’. Venceu o V Concurso Literário Nacional da Academia Madureirense de Letras, categoria ‘poesia’. Venceu, na categoria ‘conto’, o XXV Concurso Literário Internacional Gaya Rasia Alpas 21 (RS).Finalizando o ano, foi duplamente premiado na categoria ‘poesia’ ao conquistar segundo lugar no IV Concurso Literário Icoense (Icó-CE) e, também, no VI Concurso Literário de Itaporanga (PB).

Nenhum comentário:

Postar um comentário