sexta-feira, 17 de fevereiro de 2017

Última Semana de Para Onde Ir

Para onde ir no final de semana? Um café com os amigos? Quem sabe, um pouco de cachaça para quem curte... Que tal teatro? Teatro é sempre uma boa pedida... Difícil escolher? Não! Você pode ter tudo isso em um lugar só: Casa de Cultura Laura Alvim, em Ipanema, pertinho da estação de metrô de General Osório.  O nome da peça é justamente esse: Para Onde Ir e tem como bases os autores Fiódor Dostoiévski e Arthur Rimbaud, no caso, suas respectivas obras, “Crime e Castigo” e “Uma Temporada no Inferno”, linkadas de forma inteligente por Maria Farrar, conhecido poema de Bertold Brecht. 

No processo de transição  de uma referência para a outra, Yashar Zambuzzi, que também assina a adaptação dramatúrgica, faz um jogo interessante e dinâmico com a quarta parede. Este é um dos grandes méritos de Viniani Rayes, que em seu primeiro trabalho como diretora, já chama atenção do público e da crítica. Depois da consagrada Blackbird de David Harrower, peça em que o casal atuou sob direção de Bruce Gomlevsky, não é difícil criar expectativas acerca de Para Onde Ir, mas, de fato, todas elas foram superadas.

O espaço intimista é muito bem utilizado. Yashar consegue com maestria manter vivos os olhos da plateia e dialogar com a mesma em um monólogo de forte dramaticidade e de difícil digestão a curto prazo. Digo isso porque é o tipo de peça que te levará a refletir daqui a uma semana, daqui a um mês, quem sabe, até um ano. É o tipo de peça que o espectador vai carregar na memória por onde andar, em cada bar que parar, em cada mendigo que encontrar.

Apesar da temática, e principalmente, pela forma em que é abordada, Para Onde Ir é pura poesia. Agora que você já sabe para onde ir no final de semana, é só chamar os amigos, lembrando que o espetáculo encerra temporada na Casa de Cultura Laura Alvim, espaço Rogério Cardoso no dia 19 de fevereiro. Sábado será às 20:00 e domingo às 19:00. 















Escritor por Brunno Vianna, historiador especialista em História e Cultura da América Latina, dramaturgo e estudante de teatro. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário